A evolução


A Web é um conceito relativamente jovem e em constante evolução. Quando surgiu era estática. Os utilizadores tinham um papel passivo, meramente observador e eram consumidores de conteúdos. Predominava o html para conceber páginas, estávamos na era da Web 1.0.
Depois a Web começou a ter movimento, som e imagem. Surgem então, novas ferramentas que permitem a qualquer pessoa criar o seu site pessoal ou ter o seu blog. O desenvolvimento dessas ferramentas veio dinamizar a produção de informação e conteúdos sem grande esforço por parte do utilizador.
O utilizador passou de consumidor a produtor de conteúdos, criando-os e partilhando-os a partir de qualquer lugar e em qualquer momento, desde que, possua um computador com acesso à Internet. Assim, assume um papel mais activo, pois produz conteúdos, adiciona comentários, partilha ideias e relaciona-se.
A comunicação passa a desenvolver-se de forma mais partilhada e colaborativa. É a era em que nos encontramos actualmente, ou seja, é a era da Web 2.0.
Enquanto muitos ainda estão a tentar perceber o que é a Web 2.0 já se fala no que poderá vir a ser a próxima geração da web, a Web 3.0.
A Web 3.0 é conhecida como Web Semântica e será capaz de analisar toda a informação e ligá-la entre si. As páginas serão concebidas para serem lidas por pessoas mas também por máquinas. A Internet deixará de ser um mundo de documentos e passará a ser um mundo de dados (dados que descrevem dados). Para que isto aconteça será crucial a combinação de linguagens e tecnologias como o RDF (Resource Description Framework), o OWL (Ontology Web Language) e o XML (eXtensible Markup Language), que farão com que a informação possa ser analisada, percebida e usada por máquinas.
A nova geração terá mais matemática e mais engenharia, grande parte dos web sites serão web services.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário