Ferramentas web 2.0

Existem várias ferramentas disponíveis na web que usam o paradigma da web 2.0, sendo as mais populares:
  • ferramentas de Escrita Colaborativa: Blogs, wikis, Podcast, Google Docs & Spreadsheets;
BLOGS



Um blog (contração do termo Web log), blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. 
Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web, relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.


WIKIS

 
Wiki é uma aplicação web que permite que vários utilizadores possam construir documentos em conjunto e de forma colaborativa. É uma tecnologia fácil de utilizar a partir de um browser. O utilizador poderá então criar um documento ou editar um já existente, e por norma não existe qualquer revisão antes da publicação. Alguns wikis obrigam, tal como no uso de um fórum, ao registo do utilizador.
Exemplos: Wikipédia - a enciclopédia livre (versão portuguesa), Wikibooks - livros criados de forma colaborativa.


PODCAST


O podcast é um ficheiro áudio ou vídeo, distribuído através da Internet, que pode ser subscrito através de RSS (Really Simple Sindication) feeds e é facilmente descarregado para o computador, leitor de MP3, MP4 ou telemóvel. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4.


GOOGLE DOCS


O Google Docs, é um pacote de aplicações do Google baseado em AJAX. Funciona totalmente on-line directamente no browser. Os aplicativos são compatíveis com o OpenOffice.org/BrOffice.org, KOffice e Microsoft Office, e actualmente é composto por um processador de texto, um editor de apresentações, um editor de planilhas e um editor de formulários. Originalmente, o processador de texto foi desenvolvido à parte, sob o nome Writely, e comprado pelo Google meses depois. Alguns dos recursos mais peculiares são a portabilidade de documentos, que permite a edição do mesmo documento por mais de um utilizador e o recurso de publicação directa em blog. As aplicações permitem a compilação em PDF.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário